Top 20 filmes 2023

Já que ano passado eu não coloquei no instagram uma lista de melhores filmes que vi no ano, como costumo fazer, apesar de muito apelo (1 pedido), resolvi fazer um rápido ranking aqui no meu blog. Normalmente quando faço isso procuro priorizar filmes lançados naquele ano, mas talvez os filmes antigos que eu vi tenham se sobressaido em 2023. Dito isso, e sabendo que acabei de criar essa lista nas pressas, vamos ao top 20:

20. barbie (2023)  

barbie

foi engraçado, foi uma vibe, foi camp, foi divertido, teve o ken de brinco. vocês sabem como foi, vocês viram.

19. they cloned tyrone (2023)

barbie

ficção cientifica, comédia, ação, personagens empolgantes e plot instigante. um trio se envolve numa conspiração bizarra.

18. the descent (2005)

barbie

um pesadelo, e extremamente gratificante–– eu imaginava o pior e recebi o pior. um grupo de mulheres resolve explorar uma caverna.

17. close (2022)

barbie

eu não sabia de nada. chorei o filme inteiro. insuportável. dois amigos entram em conflito.

16. decision to leave (2022)

barbie

como eu digo na minha review do letterboxd, L/kira para heteros (i see no difference, love is love). um detetive investiga o assassinato de um homem e se aproxima da viúva no caminho.

15. rabid (1977)

barbie

2023 contou com uma longa maratona de filmes do david cronenberg. esse aqui foi louco. o título em portugês é "enraivecida na fúria do sexo", então tipo... uma mulher sofre um acidente e depois de uma radical cirurgia desenvolve… um novo buraco. e o buraco tem fome.


14. bones and all (2022)

barbie

funcionou pra mim... emocionante e romântico e tenso. uma menina embarca numa odisséia e encontra alguém semelhante a ela em suas particularidades. nhac. e inspirou uma música da ethel cain, então coisa ruim não pode ser.

13. honor society (2022)

barbie

esse aqui ficou PRESO na minha cabeça, me deu zoomies sozinha no meu quarto, me deixou TÃO empolgada e euforica!! não sei explicar. muito divertido. uma estudante nota 10 bola um plano maquiavélico para derrubar seus 3 competidores por uma bolsa em harvard.


12. rosemary's baby (1968)

barbie

vi pela primeira vez, quando decidi que em outubro veria os filmes de terror clássicos que eu ainda não tinha visto. achei devastador do começo ao fim. injustiça atrás de injustiça e o final quebrou meu coração. POR OUTRO LADO, fiquei pensando no bebe do midway... uma mulher engravida de seu marido, que faz gaslighting com ela durante toda a turbulenta gravidez.




11. may december (2023)

barbie

bizarro e triste. de dar muita raiva. uma atriz explora à primeira mão as relações tempestuosas das vidas envolvidas num escandaloso crime, para transformar uma violenta tragédia em espetáculo. o mundo inteiro está impressionado com a performance da ex-estrela de riverdale.


10. talk to me (2022)

barbie

pela premissa, no início imaginei que fosse ser algo mais apelativo como smile. fui felizmente surpreendida pelas formas inteligentes que o filme tomou. uma menina fica viciada na lombra de falar com espiritos.

9. sanctuary (2022)

barbie

fiquei com os olhos grudados na tela o tempo todo, e tudo se passa só num quarto de hotel, só conversa conversa conversa. o herdeiro de um império e uma dominatrix brigam, discutem, se ameaçam, transam, etc.

8. oldboy (2003)

barbie

primeira vez que vi, no cinema quando relançaram. absolutamente insano do começo ao fim. um homem é sequestrado, e quando é solto anos depois, vai atrás de descobrir por que isso tudo.

7. mysterious skin (2004)

barbie

triste de verdade. esse me marcou. avassalador!!! dois meninos que sofreram abusos na infância lidam com isso de formas diferentes.

6. spiderman: across the spiderverse (2023)

barbie

incrível, visualmente magnífico, trilha extremamente sonora, um show de tensão, porque nada se resolve no final. ainda. impressionante e fascinante. nosso amigo miles morales é excluido de um grupinho, mas ele vai mudar isso!

5. the others (2001)

barbie

minha mãe, nicole kidman!! eu realmente nem esperava NADA disso. e recebi tudo. uma mãe e seus dois filhos tem uma relação caótica em sua nova casa assombrada.

4. saudade fez morada aqui dentro (2022)

barbie

vi esse no festival de cinema de gostoso, não sei se tem como assistir ele de alguma forma hoje, desculpa. linda história de um menino vivendo com a certeza de que, um dia, acordará cego. e muito mais. a atuação das crianças nesse aqui é de outro mundo.


3. saneamento basico, o filme (2007)

barbie

inspirador, hilário, genial. pelo amor de deus!!! um grupo de adultos leigos moradores de uma minúscula cidade na serra gaúcha se encontram na situação de ter que fazer um curta. de ficção. tem que ter monstro.

2. crash (1996)

barbie

ah, crash… mais um da maratona cronenberg. só ele me entende. psicossexual, do jeito que deve ser, um homem sofre um acidente de carro e acaba adentrando uma cena underground de pessoas que recriam acidentes de carros famosos. com segundas intenções.


1. bottoms (2023)

barbie

acho meio estranho que eu botei isso em primeiro lugar, mas honestamente não sei o que seria melhor. talvez boa parte do hype seja sobre a identificação, a representação que vejo no filme (sofrer ao som de avril lavigne, etc) the ones who get it, get it. e tudo bem por mim. duas pombonas começam um clube da luta e VIVEM O MEU SONHO. eu literalmente só entrei no jiu jitsu por causa desse filme. hilário, me entende como mais ninguém, eu sou parcial, o que posso dizer!






end
@Repth